Torcicolo: saiba como a massoterapia pode ajudá-lo no alívio deste transtorno

TorcicoloVocê acorda logo pela manhã e, ao tentar levantar, sente aquela ‘fisgada’ no pescoço, que acaba lhe impedindo de movimentá-lo em qualquer direção devido a tamanha rigidez que se instaurou. Pronto: apareceu a condição popularmente conhecida como torcicolo.

O que é?

Torcicolo é um termo usual para qualquer condição que trava a cabeça (de maneira inclinada) para um dos lados. Um espasmo muscular, que pode ser unilateral ou não, faz com que o pescoço fique fixo em uma posição de rotação ou flexão.

Principais Sintomas

  • Limitação dos movimentos (flexão e rotação da cabeça).
  • Dor no pescoço, que pode irradiar para os ombros e/ou costas.
  • Espasmos musculares constantes ou periódicos.
  • Em alguns casos, inchaço provocado pelos nódulos musculares (pontos-gatilhos ou de tensão).

Tipos conhecidos

O torcicolo pode ser um incômodo simples de ser resolvido, se for decorrente apenas de uma má postura da região cervical ao dormir, ou então ser um sintoma de uma condição bem mais crônica e severa. Vejam os principais tipos:

  • Torcicolo congênito.
  • Torcicolo infantil.
  • Torcicolo espasmódico.
  • Torcicolo simples (Wry Neck em inglês).
  • Torcicolo reumático.

Tratamento pela massagem

Saber localizar – Um massoterapeuta ou terapeuta corporal habilitado deve possuir o recurso de localizar e palpar os músculos espasmódicos que, muitas vezes, são a causa principal da imobilidade e rigidez ocasionada pelo torcicolo. Geralmente grandes músculos superficiais como o trapézio, o levantador da escápula e o esternocleidomastóideo estão acometidos com nódulos musculares neste tipo de condição. Estes nódulos podem ser caracterizados como pontos-gatilho (trigger points), ou pontos sensíveis (tender points).

Aliviar os pontos sensíveis ou de tensão – Com a pessoa deitada na maca de barriga para cima (em decúbito dorsal), é possível trabalhar bem a musculatura geral do pescoço e dos ombros com movimentos de amassamento e rolamento e, em seguida, fazer um trabalho específico para dissolver os pontos de tensão presentes na musculatura.Torcicolo2

O terapeuta, ao localizar o nódulo muscular, deve manter uma pressão intermitente no local por meio do polegar, sempre indagando ao cliente qual a sensação que ele está tendo (se a dor está aliviando, aumentando ou se não há nenhuma alteração). Um dado importante é nunca exercer uma pressão que seja intolerável para a pessoa. Em outras palavras: respeitar o limite de dor do próximo.

Estes nódulos musculares (pontos de dor) presentes na região do pescoço e do trapézio possuem uma localização semelhante aos dos pontos de acupressão do Shiatsu (e da acupuntura), e a forma de tratá-los é bem parecida.

Alongamentos – Ao final da sessão, é de extrema importância fazer alongamentos passivos (com o auxílio do terapeuta) em todas as direções possíveis para aumentar a amplitude de movimento (ADM) do pescoço, aliviando as restrições musculares existentes. Um leve trabalho de conscientização corporal também é bem vindo ao término do atendimento.

Tem alguma dúvida ou outra sugestão para o tratamento desta patologia? Acompanhe o blog e deixe seus comentários.

Rogério Neves